quinta-feira, 8 de agosto de 2013

11 de agosto, dia do estudante

Como outras datas marcantes do calendário nacional, o 11 de agosto nos permite celebrar o dia do estudante, que merece essa homenagem por tudo que representa em nossa sociedade. Do início ao fim de sua trajetória escolar, deparamos com situações variadas, que nos fazem refletir sobre a importância desse ser dedicado e protagonista do processo de aprendizagem.
Na educação infantil, a alegria contagiante, as brincadeiras de roda, as curiosidades, as fantasias, o desejo de aprender e a vibração diante de cada descoberta são coisas que nos encantam, pois nos leva de volta ao caminho da infância, dando um colorido especial à vida, purificando assim o nosso modo adulto de ser.
Seguindo, no Ensino Fundamental, fase de muita agitação, de dúvidas e incertezas, o estudante paulatinamente toma consciência das dificuldades, passando a agir como um herói, tentando transpor os obstáculos que surgem, trazendo dificuldades à transição de sua fase pueril à adolescência.
Saindo do Ensino Fundamental, vem o Ensino Médio, tirando dos sonhos discentes seu matiz colorido, para dar lugar às contradições da realidade. Mais maduro, consciente, o estudante sabe que é preciso aproveitar sua força, sua vontade e juventude para buscar a realização de seus objetivos. E realizar objetivos significa lutar para superar os obstáculos do mundo e as complexidades da vida.
O estudante do curso de graduação é o resultado do que ele vivenciou e aprendeu, desde o nascimento até chegar às experiências acadêmicas. É como uma escada que nos eleva, passo a passo, degrau por degrau, fazendo-nos avançar na trajetória do saber. Por isso enaltecemos a figura do estudante, em todas as etapas formativas, já que nele reflete, em cada nível de conhecimento, o saber acumulado e as experiências vivenciadas desde os primeiros dias de seu nascimento.
Há pessoas que dizem que o estudante é o futuro do país. Mas não é só isso. O estudante cravou suas pegadas no registro da história. Foi corajoso, valente, enfrentou lutas, dificuldades, autoritarismo e arbitrariedades. Foi preso, julgado e condenado impiedosamente. Muitos foram torturados, expatriados, outros mortos sob o estrondo das bombas disparadas pelas mãos da ditadura. Mas valeu. Valeu porque, apesar das crueldades, nossos mártires estudantis foram determinantes na construção de nossa história, na qual se refletem os ideais de justiça e de liberdade.
O estudante é presente. Presente em nossa memória por tudo que realizou com luta e sacrifício. É presente no tempo, pela alegria pueril, pelo jeito especial do viver adolescente, pelo modo juvenil de enfrentar as lutas e pela sabedoria que semeia em sua fase adulta. Por isso, estudante, continue escrevendo, nos caminhos da esperança, essa história maravilhosa, de valores indispensáveis à construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária. Seja sempre um forte na busca constante do saber, sem esquecer que o mais importante é ter humildade para partilhar o conhecimento com os mais necessitados. Esse é o melhor modo de praticar a cidadania e de cumprir a responsabilidade de cidadão fraterno, abnegado e consciente da importância de seu papel na sociedade.

Siga, pois em frente acreditando que sua força e sua participação séria, honesta e consciente são indispensáveis ao processo de transformação de sua individualidade enquanto sujeito e, por conseguinte, da realidade que o cerca. E quando as coisas se mostrarem difíceis, saiba que a fé e a força de vontade são os segredos que acompanham a trajetória dos vencedores. Saiba que , enquanto houver empenho, dedicação e vontade de vencer, haverá esperança de uma sociedade melhor para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário