quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Figuras de linguagem - revisão


FIGURAS DE LINGUAGEM - REVISÃO

I.    Classifique as figuras de palavras, de acordo com o código:
a) Comparação; b) metáfora; c) catacrese 
d) perífrase (antonomásia); e) sinestesia; f) metonímia

(  ) Um cheiro azedo exalava daquele cobertor.
(  ) Ele descansava nos braços da poltrona.
(  ) A juventude é repleta de energia.
(  ) “Ao longe, avista-se o chilro das araras”
(  ) O poeta dos escravos morreu jovem.
(  ) Sua voz é realmente muito doce!
(  ) O operário ganha o pão com o suor de seu rosto.
(  ) João é forte como leão.
(  ) Ele foi a raquete do campeonato.
(  ) João é uma fera.
(  ) Tua boca é um cadeado, teu sorriso, uma aurora.
(  ) “Nossas roupas comuns dependuradas Nas cordas, qual bandeiras agitadas Parecia m estranho festival (Sílvio Caldas).
(  ) Colocou o panamá na cabeça e saiu.

II.Classifique as figuras de pensamento:
a) hipérbole; b) antítese; c) prosopopéia; d) ironia;  e) eufemismo; f) apóstrofe;
g) graduação.

(  ) “ Eu sei, moreninha, moreninha, que nunca serás minha.”
(  ) “Ele quase estourou de raiva. Tremeu, bufou, enxergou vermelho.
(  ) Você faltou com a verdade.
(  ) “... Depois da luz, se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria.”
(  ) A menina chorou um rio de lágrimas.
(  ) Havia o céu, havia a terra, muita gente e mais;”
(  ) O vendo varria o telhado.
(  ) Já estou te esperando há um século.
(  ) A tarde agoniza, o sino geme.
(  ) Ora temos esperança, ora nos damos ao desprezo.
(  ) A atmosfera da cidade poluída é uma beleza.
(  ) Ele entregou a alma para Deus.
(  ) Aquele homem sofre do mal de Hansen
(  ) Os sinos chamam para a missa.

III. Classifique as figuras de construção:
a) Inversão (hipérbato); b) assíndeto;
c) Pleonasmo; d) polissíndeto; e) anáfora; f) elipse; g) silepse; h) anacoluto.

(  ) A beleza, é em nós que ela existe.
(  ) “Nasce o sol e não dura mais que um dia.”
(  ) Usa luvas nas mãos; na cabeça, chapéu.
(  ) Nosso céu tem mais estrelas/ Nossos bosques tem mais vida/ Nossa vida mais amores.
(  ) Sua irmã é carinhosa e meiga e doce.
(  ) São belos seus olhos azuis.
(  ) Vi com meus próprios olhos a terrível cena.
(  ) Sinto da tua vida o amargo preço.
(  ) Eu tinha a fama, a palavra, a carreira política.

IV. Classifique as figuras de prosódia:
a) onomatopéia; b) aliteração;
c) assonância; d) rima.

(  ) Vozes veladas/ Veludosas vozes de violões

(  ) Tic-tac; delem! Delem!

(  ) “Eu olho as rosas e sinto prazer,
pois elas são lindas e simples de ver.”

(  ) O fumo – faca fina – fere: fura fenda, finca fundo, fede fora e faz o fim.

(  ) Cocoricó! Fon fon! Biii biiiiiiip!

(  ) “Um trino... um trinado... um tropel de trovoada... e  a tropa e os tropeiros trotando na estrada.”

(   ) “Pego as palavras, começo a brincar
e sinto que elas querem-me falar
que hoje é uma data que se comemora, dia da mamãe que a gente adora.”

(  ) “A fala atracada à faca
Ataca a graça abalada da traça
 
Perene que fere, repele

E ensebe esse blefe de pele

II. Escreva os nomes das figuras a que se referem os conceitos abaixo:

1. Substitui o sentido de uma palavra pelo de outra que com ela apresenta relação constante. 
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2. Dá um novo sentido a um termo já existente que passa a designar um outro ser semelhante.
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3. Substitui um nome próprio por uma circunstância ou qualidade que a ele se refere. ..........................................................

4. Compara dois seres através de uma qualidade atribuída a ambos. É uma comparação subjetiva que se faz sem a presença da conjunção.
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5. Mistura numa mesma expressão sensações percebidas por diferentes sentidos. ...........................................................

6. Compara dois elementos através de qualidade comum a ambos. Os elementos são ligados pela conjunção comparativa.
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7. Ocorre quando dizemos o contrário do que pensamos. 
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8. Atribui características de seres vivos a seres inanimados.
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9. Opõe duas ou mais ideias ou pensamentos.
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10. Exagera a expressão para reforçar uma ideia.
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11. Interpela alguém ou alguma coisa em meio ao discurso.
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12. Abranda as expressões duras e rudes.
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13. Imitação de sons e ruídos dos seres por meio de palavras.
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14. Repetição intencional de fonemas consonantais para produzir os efeitos desejados. Recurso muito usado na poesia.
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15. Repete a palavra ou a frase no início de versos ou frases.
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16. Repetição da conjunção e para enfatizar um enunciado.
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17. É a palavra ou expressão redundante que torna a frase mais vigorosa e enfática.
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18. Omite propositalmente a conjunção e ou outras conjunções aditivas.
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19. Altera a ordem normal dos termos na oração ou das orações no período.
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20. Frase interrompida, quando se inicia um outro pensamento sem ligação alguma com o anterior.
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21. Faz concordância com a ideia subentendida e não com a palavra expressa.
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22. Omite palavras ou expressões facilmente subentendidas.
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23. Acúmulo de efeitos expressivos que podem ocorrer de forma ascendente ou descendente. ..............................................................

24. Sequência de sons vocálicos com efeito expressivo.
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METÁFORA -  SINESTESIA -  COMPARAÇÃO -  IRONIA -  PROSOPOPÉIA -  ANTÍTESE -  HIPÉRBOLE -  APÓSTROFE -  EUFEMISMO -  ONOMATOPÉIA -  ALITERAÇÃO -  ANÁFORA -  POLISSÍNDETO -  PLEONASMO -  ASSÍNDETO HIPÉRBATO -  ANACOLUTO -  SILEPSE -  ELIPSE -  GRADAÇÃO -  METONÍMIA -  CATACRESE -  ANTONOMÁSIA, ASSONÂNCIA.


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