FIGURAS DE LINGUAGEM - REVISÃO
I. Classifique as figuras de palavras, de acordo com o código:
a) Comparação; b) metáfora; c) catacrese
d) perífrase (antonomásia); e) sinestesia; f) metonímia
( ) Um cheiro azedo exalava daquele cobertor.
( ) Ele descansava nos braços da poltrona.
( ) A juventude é repleta de energia.
( ) “Ao longe, avista-se o chilro das araras”
( ) O poeta dos escravos morreu jovem.
( ) Sua voz é realmente muito doce!
( ) O operário ganha o pão com o suor de seu rosto.
( ) João é forte como leão.
( ) Ele foi a raquete do campeonato.
( ) João é uma fera.
( ) Tua boca é um cadeado, teu sorriso, uma aurora.
( ) “Nossas roupas comuns dependuradas Nas cordas, qual bandeiras agitadas Parecia m estranho festival (Sílvio Caldas).
( ) Colocou o panamá na cabeça e saiu.
II.Classifique as figuras de pensamento:
a) hipérbole; b) antítese; c) prosopopéia; d) ironia; e) eufemismo; f) apóstrofe;
g) graduação.
( ) “ Eu sei, moreninha, moreninha, que nunca serás minha.”
( ) “Ele quase estourou de raiva. Tremeu, bufou, enxergou vermelho.
( ) Você faltou com a verdade.
( ) “... Depois da luz, se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria.”
( ) A menina chorou um rio de lágrimas.
( ) Havia o céu, havia a terra, muita gente e mais;”
( ) O vendo varria o telhado.
( ) Já estou te esperando há um século.
( ) A tarde agoniza, o sino geme.
( ) Ora temos esperança, ora nos damos ao desprezo.
( ) A atmosfera da cidade poluída é uma beleza.
( ) Ele entregou a alma para Deus.
( ) Aquele homem sofre do mal de Hansen
( ) Os sinos chamam para a missa.
III. Classifique as figuras de construção:
a) Inversão (hipérbato); b) assíndeto;
c) Pleonasmo; d) polissíndeto; e) anáfora; f) elipse; g) silepse; h) anacoluto.
( ) A beleza, é em nós que ela existe.
( ) “Nasce o sol e não dura mais que um dia.”
( ) Usa luvas nas mãos; na cabeça, chapéu.
( ) Nosso céu tem mais estrelas/ Nossos bosques tem mais vida/ Nossa vida mais amores.
( ) Sua irmã é carinhosa e meiga e doce.
( ) São belos seus olhos azuis.
( ) Vi com meus próprios olhos a terrível cena.
( ) Sinto da tua vida o amargo preço.
( ) Eu tinha a fama, a palavra, a carreira política.
IV. Classifique as figuras de prosódia:
a) onomatopéia; b) aliteração;
c) assonância; d) rima.
( ) Vozes veladas/ Veludosas vozes de violões
( ) Tic-tac; delem! Delem!
( ) “Eu olho as rosas e sinto prazer,
pois elas são lindas e simples de ver.”
( ) O fumo – faca fina – fere: fura fenda, finca fundo, fede fora e faz o fim.
( ) Cocoricó! Fon fon! Biii biiiiiiip!
( ) “Um trino... um trinado... um tropel de trovoada... e a tropa e os tropeiros trotando na estrada.”
( ) “Pego as palavras, começo a brincar
e sinto que elas querem-me falar
que hoje é uma data que se comemora, dia da mamãe que a gente adora.”
E ensebe esse blefe de pele
II. Escreva
os nomes das figuras a que se referem os conceitos abaixo:
1.
Substitui o sentido de uma palavra pelo de outra que com ela apresenta relação
constante.
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2.
Dá um novo sentido a um termo já existente que passa a designar um outro ser
semelhante.
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3.
Substitui um nome próprio por uma circunstância ou qualidade que a ele se
refere. ..........................................................
4.
Compara dois seres através de uma qualidade atribuída a ambos. É uma comparação
subjetiva que se faz sem a presença da conjunção.
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5.
Mistura numa mesma expressão sensações percebidas por diferentes sentidos. ...........................................................
6.
Compara dois elementos através de qualidade comum a ambos. Os elementos são
ligados pela conjunção comparativa.
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7.
Ocorre
quando dizemos o contrário do que pensamos.
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8.
Atribui características de seres vivos a seres inanimados.
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9.
Opõe duas ou mais ideias ou pensamentos.
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10.
Exagera a expressão para reforçar uma ideia.
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11.
Interpela alguém ou alguma coisa em meio ao discurso.
............................................................
12.
Abranda as expressões duras e rudes.
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13.
Imitação de sons e ruídos dos seres por meio de palavras.
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14.
Repetição intencional de fonemas consonantais para produzir os efeitos
desejados. Recurso muito usado na poesia.
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15.
Repete a palavra ou a frase no início de versos ou frases.
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16.
Repetição da conjunção e para enfatizar um enunciado.
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17.
É a palavra ou expressão redundante que torna a frase mais vigorosa e enfática.
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18.
Omite propositalmente a conjunção e ou outras conjunções aditivas.
.............................................................
19.
Altera a ordem normal dos termos na oração ou das orações no período.
.............................................................
20.
Frase interrompida, quando se inicia um outro pensamento sem ligação alguma com
o anterior.
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21.
Faz concordância com a ideia subentendida e não com a palavra expressa.
.............................................................
22.
Omite palavras ou expressões facilmente subentendidas.
..............................................................
23.
Acúmulo de efeitos expressivos que podem ocorrer de forma ascendente ou
descendente. ..............................................................
24.
Sequência de sons vocálicos com efeito expressivo.
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METÁFORA
- SINESTESIA - COMPARAÇÃO -
IRONIA - PROSOPOPÉIA - ANTÍTESE -
HIPÉRBOLE - APÓSTROFE - EUFEMISMO -
ONOMATOPÉIA - ALITERAÇÃO - ANÁFORA -
POLISSÍNDETO - PLEONASMO - ASSÍNDETO HIPÉRBATO - ANACOLUTO -
SILEPSE - ELIPSE - GRADAÇÃO -
METONÍMIA - CATACRESE - ANTONOMÁSIA, ASSONÂNCIA.
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