O Exame Nacional do Ensino Médio –
Enem, tem um papel muito significativo na vida dos brasileiros. Criado em
1998 para avaliar a qualidade do Ensino Médio no país, ele evoluiu,
constituindo-se numa oportunidade de ingresso dos estudantes nas principais
universidades brasileiras. Assim, o aluno obtendo sucesso na prova do Enem,
mesmo não conseguindo vaga numa universidade pública, poderá, com bolsa
integral, parcial, ou com financiamento, estudar numa instituição privada de
excelência.
Hoje, a importância do Exame vai além,
já que muitas instituições de ensino superior adotam-no em substituição aos
tradicionais concursos vestibulares. Algumas universidades utilizam-no como
forma única de selecionar seus alunos, outras, parcialmente. Mas a tendência,
no futuro, é ele substituir por completo os vestibulares das instituições de
ensino superior do Brasil, além de abrir portas também para os interessados na
formação técnica, na modalidade subsequente ao ensino médio, em instituições
credenciadas pelo MEC.
Outra característica do Enem consiste
na certificação de quem não possui o Ensino Médio, desde que tenha o mínimo de
18 anos de idade e Ensino Fundamental completo. Preenchendo esses quesitos,
os interessados poderão concluir a Educação Básica, desde que obtenham, no
exame, o aproveitamento mínimo exigido para tal. Ou seja, 450 pontos em cada
uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.
A prova do Enem é elaborada com base
numa matriz de competências, tanto para a parte de questões objetivas quanto
para a redação. Para o Enem, a palavra competência diz respeito ao preparo do
estudante em aplicar corretamente a norma culta da língua portuguesa, em ler,
interpretar e escrever com precisão, em compreender fenômenos naturais,
enfrentar situações-problema, construir argumentos consistentes, além de
intervir, com equilíbrio e segurança, na elaboração de propostas relacionadas
às demandas sociais. Assim, o foco do Enem é o desenvolvimento das habilidades de
leitura, interpretação, compreensão, análise e escrita, pois estas evidenciam
a capacidade que o estudante tem de realizar operações, de estabelecer
relações, de fazer associações com saberes das diversas áreas do conhecimento.
A avaliação pelo eixo das
competências, segundo as diretrizes do Enem, pressupõe uma mudança de
mentalidade e de atitude de todos os envolvidos no processo de ensino e
aprendizagem. A prática dos questionários, com respostas padronizadas, as
longas listas com exercícios repetitivos, sem aprofundamento e
descontextualizados, o isolamento dos alunos dentro das salas de aula e a falta
de uma participação solidária, na construção de conhecimento são substituídos
por um ensino dinâmico, onde a troca de saberes e de experiências ditam as
normas do exercício pedagógico.
Enfim, partindo do princípio de que
tudo que fazemos depende de um exercício de leitura, para a compreensão do
sentido das mensagens produzidas em diferentes códigos, essa nova metodologia
de ensino possibilita a construção de uma mentalidade educacional em
sintonia com a realidade. Essa mudança é fundamental, visto que preconiza
o desenvolvimento de diversas habilidades em todas as áreas do conhecimento,
priorizando a formação integral do sujeito, em substituição à prática solitária
da simples memorização de conteúdos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário