quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Enem 2015

O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, tem um papel muito significa­tivo na vida dos brasilei­ros. Criado em 1998 para avaliar a qualidade do En­sino Mé­dio no país, ele evoluiu, constituindo-se numa oportunidade de ingresso dos estu­dantes nas princi­pais universidades brasileiras. Assim, o aluno obtendo sucesso na prova do Enem, mesmo não conseguindo vaga numa universidade pública, poderá, com bolsa integral, parcial, ou com financiamento, estudar numa instituição privada de excelência.
Hoje, a importância do Exame vai além, já que muitas instituições de ensino superior adotam-no em substituição aos tradicionais concursos vestibula­res. Algu­mas universidades utilizam-no como forma única de selecionar seus alunos, outras, parcialmente. Mas a tendência, no futuro, é ele substituir por completo os vestibula­res das instituições de ensino superior do Brasil, além de abrir portas também para os interessados na formação técnica, na modalidade subsequente ao ensino médio, em instituições credenciadas pelo MEC.
Outra característica do Enem consiste na certificação de quem não possui o Ensino Médio, desde que tenha o mínimo de 18 anos de idade e En­sino Funda­mental completo. Preenchendo esses quesitos, os interessados po­derão concluir a Educação Básica, desde que obtenham, no exame, o aproveitamento mínimo exigido para tal. Ou seja, 450 pon­tos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.
A prova do Enem é elaborada com base numa matriz de competências, tanto para a parte de questões objetivas quanto para a redação. Para o Enem, a palavra competência diz respeito ao preparo do estudante em aplicar corretamente a norma culta da língua portuguesa, em ler, interpretar e escrever com precisão, em compreender fenômenos naturais, enfrentar situações-problema, construir argu­mentos consistentes, além de intervir, com equilíbrio e segurança, na elaboração de propostas relacionadas às demandas sociais. Assim, o foco do Enem é o desenvolvimento das ha­bilidades de leitura, inter­pretação, compreensão, análise e escrita, pois estas evidenciam a capacidade que o estudante tem de realizar operações, de estabelecer relações, de fazer associações com saberes das diversas áreas do conheci­mento.
A avaliação pelo eixo das competências, segundo as diretrizes do Enem, pressupõe uma mudança de mentalidade e de atitude de todos os en­volvidos no processo de ensino e aprendizagem. A prática dos questionários, com respostas padronizadas, as longas listas com exercícios repetitivos, sem aprofundamento e descontextualizados, o isolamento dos alunos dentro das salas de aula e a falta de uma participação solidária, na construção de conhe­cimento são substituídos por um ensino dinâmico, onde a troca de saberes e de experiências ditam as normas do exercício pedagógico.
Enfim, partindo do princípio de que tudo que fazemos depende de um exer­cício de leitura, para a compreensão do sentido das mensagens produzidas em dife­rentes códigos, essa nova metodologia de ensino possibilita a construção de uma mentalidade educacional em sintonia com a realidade. Essa mudança é fundamen­tal, visto que preconiza o desenvolvimento de diversas habilidades em todas as áreas do conhecimento, priorizando a formação integral do sujeito, em substituição à prática solitária da simples memorização de conteú­dos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário