quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Gêneros textuais

Conceituação:

Os Gêneros textuais são estruturas linguísticas responsáveis pela circulação de mensagens orais ou escritas. Eles têm finalidades definidas, conforme o papel social e comunicativo que desempenham no meio em que circulam. São variadas formas de linguagem de que dispomos para atingir nossas intenções comunicativas em situações específicas. Sendo formal ou informal, cada gênero tem seu estilo e características próprias. Vejamos alguns exemplos:

Carta aberta, ao leitor, do leitor, ou carta pessoal

As três primeiras tendem ser do tipo dissertativo-argumentativo, redigidas em linguagem formal; a última contém aspectos narrativos ou descritivos por usar uma linguagem familiar, comum.

Propaganda:

Trata-se de texto dissertativo-expositivo, que apresenta mensagens que despertam emoções e a sensibilidade do receptor, com intuito de propagar informações sobre algo que precisa ser conhecido.

Bula de remédio:

É um gênero textual descritivo, expositivo e injuntivo, que fornece informações necessárias para o correto uso do medicamento.

Receita:

É um gênero textual descritivo e injuntivo, que informa como fazer uma comida, relacionando os ingredientes e a forma de prepará-los. Os verbos são usados normalmente no imperativo, devido ao sentido de ordem, para que o leitor siga corretamente as instruções.


Editorial:

É um gênero textual dissertativo-argumentativo, que exprime o ponto de vista da empresa sobre determinado assunto.

Notícia

É um texto com características narrativas, pois trata de fatos ocorridos em determinado momento e lugar, envolvendo determinados personagens. É comum complementar esse gênero textual com a descrição das características do lugar, bem como dos personagens envolvidos no acontecimento.

Reportagem

É um gênero textual jornalístico de caráter dissertativo-expositivo, que tem objetivo de informar e levar os fatos ao leitor de uma maneira clara, com linguagem direta.

História em quadrinhos

É um gênero narrativo, cujo enredo é contado em pequenos quadros por meio de diálogos diretos entre seus personagens, gerando uma espécie de conversação.

Charge:

É um gênero textual narrativo no qual se apresenta uma espécie de ilustração cômica, caricatural, com o objetivo de satirizar ou criticar algo.

Poema:

É um gênero textual elaborado e estruturado em versos, com rima ou sem rima, formando estrofes em diferentes formatos: monóstico, dístico, terceto, quarteto, quintilha, sextilha, septilha, oitava, nona e décima. Conforme a estrutura e o tom que exprime, os textos desse gênero recebe classificações específicas, como haicai, soneto, epopeia, acróstico, elegia, ode, dentre outros.

Poesia

É o gênero textual, que apresenta uma linguagem capaz de transmitir emoções, de comover e de tocar à sensibilidade do leitor. 


Ensaio acadêmico

O ensaio escolar é um texto em que se faz exposição de ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema. Nessa exposição, busca-se originalidade no enfoque, sem, contudo explorar o tema d exaustivamente. Não se trata de narrativa nem de uma simples descrição de fatos ou posições doutrinais; pressupõe, antes, a análise, explicitação e interpretação dos mesmos. 

Ensaio literário

O ensaio literário é um texto breve, situado entre o e o didático, elaborado para expor ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas sobre certo tema. Ele não apresenta grande rigor formal, caracterizando-se pela defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre o assunto abordado, que pode ser humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, religioso. Ele não precisa de documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico. Ele assume a forma livre e assistemática, sem um estilo definido.

Gêneros textuais literários:
    Gênero Épico / Narrativo:

Os filósofos gregos, Platão e Aristóles, nos legaram três espécies de gêneros literários: épico, o lírico e o dramático. Com o passar dos anos, o gênero épico passou a ser considerado apenas uma variante do gênero literário narrativo, incorporando assim obras em prosa como romance, novela, conto, crônica e fábula. São obras que possuem elementos estruturais e estilísticos semelhantes, podendo responder a questionamentos do tipo: como acontece (eu)? quem participa (ou)? o que acontece (eu)? quando se passa (ou)? onde ocorre (eu)? por que acontece (eu)? 

Vejamos os exemplos mais significativos do Gênero épico ou narrativo.

Epopeia

As epopeias são textos em versos, geralmente longos, que narram histórias e os grandes feitos de um povo ou de uma nação. Essas obras narram aventuras, guerras, viagens, gestos heroicos, valorizando e exaltando a participação dos personagens vistos como heróis na trama narrativa. Dois exemplos importantes são Os Lusíadas, de Luís de Camões, e Odisséia, de Homero.

Romance: 

É o gênero narrativo, em prosa, mais conhecido da nossa literatura. É também o mais completo, pois apresenta noções de tempo, de espaço bem definidos, evidenciando personagens de caráter verossímil. No romance, há várias ações que ocorrem paralelamente, podendo uma personagem surgir em meio a história, cumprir sua função e desaparecer. O romance tornou-se o gênero preferncial a partir do romantismo, daí a razão do nome, uma vez que foi associado a este estilo literário. 


Novela: 

É um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevidade do conto. Como exemplos de novelas, podem ser citadas as obras O Alienista, de Machado de Assis, A Voz do Morro, de Guimarães Rosa, e A Metamorfose, de Franz Kafka.

Conto: 

É uma história curta em prosa, com um só conflito, uma só ação, e poucos personagens. Ele relata situações rotineiras, anedotas ou episódios envolvendo personagens tipos da nossa realidade. Ele fazia parte da literatura oral, sendo o registro na forma escrita feito por Boccacio, com a publicação de Decamerão.  

Fábula: 

É um texto de caráter fantástico que busca ser inverossímil. As fábulas são narrativas curtas, em prosa ou versos, que apresentam personagens não humanos. Elas possuem caráter educativo, fazendo sempre uma analogia entre a vida cotidiana das pessoas com as histórias vivenciadas pelos personagens. É um gênero textual muito presente no meio infantil, cuja função princiapal é transmitir uma lição de moral.

Crônica: 

É uma narrativa informal, breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial. Pode ter um tom humorístico ou um toque de crítica indireta, especialmente, quando aparece em seção ou artigo de jornal, revistas e programas de TV. É um gênero textual tipicamente narrativo, mas que pode apresentar aspectos descritivos e dissetativos, dependendo da finalidade a que se presta.


Ensaio: 

É um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões. Ele se baseia na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, sem as formalidades de um documento de caráter científico. Exemplo: Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago e Ensaio  sobre a tolerância, de John Locke.

Gênero Dramático: 

Trata-se do texto escrito para ser encenado no teatro. Nesse tipo de texto, não há um narrador contando a história. Ela é vivida no palco, representada por atores, que assumem os papéis das personagens nas cenas.


Tragédia: 

É a representação de um fato trágico, suscetível de provocar compaixão e terror. Aristóteles afirmava que a tragédia era "uma representação duma ação grave, de alguma extensão e completa, em linguagem figurada, com atores agindo, não narrando, inspirando dó e terror". Ex: Romeu e Julieta, de Shakespeare.

Farsa: 

É uma pequena peça teatral, de caráter ridículo e caricatural, que critica a sociedade e seus costumes; baseia-se no lema latino ridendo castigat mores (rindo, castigam-se os costumes). A farsa consiste no exagero do cômico, graças ao emprego de processos grosseiros, como o absurdo, as incongruências, os equívocos, os enganos, a caricatura, o humor primário, as situações ridículas.

Comédia: 

É a representação de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fácil. Sua origem grega está ligada às festas populares.

Tragicomédia: 

É uma obra em que se misturam elementos trágicos e cômicos. Originalmente, significava a mistura do real com o imaginário.

Poesia de cordel: 

Texto tipicamente brasileiro em que se retrata, com forte apelo linguístico e cultural, especialmente dos nordestinos, fatos diversos da sociedade e da realidade vivida pelo povo em determinadas regiões do país. 
Gênero Lírico:
 
Trata-se de textos nos quais a voz que fala no poema e que nem sempre corresponde à do autor (eu-lírico) exprime suas emoções, ideias e impressões em face do mundo exterior. Normalmente os pronomes e os verbos estão em 1ª pessoa e há o predomínio da função emotiva da linguagem.

Elegia: 

É um texto de exaltação à morte de alguém, sendo que a morte é elevada como o ponto máximo do texto. O emissor expressa tristeza, saudade, ciúme, decepção, desejo de morte. É um poema melancólico. Um bom exemplo é a peça Roan e yufa, de william shakespeare.

Epitalâmia: 

É um texto relativo às noites nupciais líricas, ou seja, noites românticas com poemas e cantigas. Um bom exemplo de epitalâmia é a peça Romeu e Julieta nas noites nupciais.

Ode (ou hino): 

É o poema lírico em que o emissor faz uma homenagem à pátria (e aos seus símbolos), às divindades, à mulher amada, ou a alguém ou algo importante para ele. O hino é uma ode com acompanhamento musical.

Idílio (ou écloga): 

É um poema lírico que aborda temáticas bucólicas ou pastoris. Nele, o emissor expressa uma homenagem à natureza, às  belezas e às riquezas que ela propicia ao homem. Seu conteúdo reflete o desejo do eu-lírico em desfrutar das belezas e riquezas naturais ao lado da amada (pastora), num ambiente ideal para o amor e a paixão.
Sátira: 

É o poema lírico em que o emissor faz uma crítica a alguém ou a algo, em tom sério ou irônico.

Acalanto: ou canção de ninar.


Acróstico (akros = extremidade; stikos = linha):

Composição lírica na qual as letras iniciais de cada verso formam uma palavra ou frase.

Balada: 

Uma das mais primitivas manifestações poéticas, são cantigas de amigo (elegias) com ritmo característico e refrão vocal que se destinam à dança.

Canção (ou Cantiga, Trova): 

Poema oral com acompanhamento musical.


Haicai
 
Expressão japonesa que significa “versos cômicos” (=sátira). É o poema japonês formado de três versos que somam 17 sílabas assim distribuídas: 1° verso= 5 sílabas; 2° verso = 7 sílabas; 3° verso 5 sílabas;

Soneto: 

É uma composição poética com 14 versos, dividido em dois quartetos e dois tercetos, com rima e métrica.

Vilancete: são as cantigas de autoria dos poetas vilões (cantigas de escárnio e de maldizer); satíricas, portanto.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário