COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A comunicação
empresarial, como o próprio nome indica, é responsável pela troca de
informações entre uma empresa e seus diversos públicos. É por meio da comunicação que uma empresa
utiliza estratégias de ação para zelar pela boa imagem da empresa no mercado e junto
aos colaboradores, com a finalidade de melhorar os resultados.
Focada
sempre nos pilares, transparência, credibilidade e cooperação, a comunicação empresarial abrange todo
o processo de diálogo da empresa com o público externo (clientes, fornecedores
e sociedade), com o público interno (funcionários, líderes e investidores). Além
de transmitir informações, a comunicação empresarial cria canais para dar voz
aos stakeholders (partes de um planejamento estratégico interessadas no plano
de negócios). Desse modo, o bom relacionamento com o público interno e externo
resulta reconhecimento da sociedade, uma vez que valoriza os recursos e o potencial
de seus colaboradores e ajuda a fortalecer a reputação da empresa.
Tipos de comunicação dentro das
empresas
Os principais tipos de comunicação dentro das empresas são verbal
escrita, verbal oral, vertical, horizontal e diagonal. A comunicação verbal/escrita
funciona no ambiente corporativo para informar as novidades e os acontecimentos
internos aos colaboradores. Para isso, utiliza canais como jornal mural,
quadros de aviso, e-mails, whatsApp, blog corporativo e agenda compartilhada.
Já a comunicação verbal/oral é bastante utilizada em palestras, reuniões e confraternizações.
Geralmente, esse tipo de comunicação é mais utilizado para a interação dos
colaboradores, gestores e líderes. Em cursos de formação ou treinamento de
funcionários, mescla-se, normalmente, os dois tipos de comunicação, valendo-se
de recursos da oralidade e da escrita.
A comunicação vertical ocorre entre pessoas de diferentes níveis
hierárquicos. Ela é muito utilizada para planejamento estratégico das empresas
ou para os gestores e outros colaboradores de cargos superiores transmitirem
novas ideias ou solicitarem o cumprimento de alguma demanda específica. Já a
comunicação horizontal cumpre o papel de informar diretamente a todos os
colaboradores, independentemente do nível hierárquico em que se encontram, fazendo
com que todos tenham um bom relacionamento interpessoal.
A comunicação diagonal visa a uma comunicação entre profissionais
de diferentes cargos e funções. Ela proporciona o mesmo tipo de comunicação para
todos os integrantes de uma empresa, gestores, diretores, coordenadores e
demais funcionários. É o tipo de comunicação ideal para as empresas informarem
seu público interno sobre novos projetos, normas e diretrizes importantes a
serem observadas.
Atividade
Questão 1
de 09
" A distância física
entre os participantes envolvidos na comunicação pode ser uma barreira. Apesar
de hoje as tecnologias funcionarem a favor das trocas de informações, os erros
podem ser mais frequentes e as interpretações também. É preciso cuidado ao
redigir um e-mail, pois o colega que estará lendo não tem a correta percepção
de sua intenção. É necessário escrever com clareza para não haver distorção.
"
a)
A afirmativa é verdadeira.
b)
A afirmativa é parcialmente verdadeira.
c)
A afirmativa é falsa.
d)
A afirmativa representa uma atitude sensata.
Questão 2 de 09
A capacidade de
colocar-se no lugar do outro para entender suas ideias e facilitar a
convivência no local de trabalho, é denominada
a) Ética.
b) Empatia.
c) Negociação.
d) Camaradagem.
Questão 3
de 09
Qual a diferença entre a
comunicação interpessoal e a comunicação intrapessoal?
a)
A comunicação intrapessoal é todo meio de comunicação expresso
com a utilização de elementos visuais, enquanto a interpessoal é aquela emitida
através de sons.
b)
A comunicação intrapessoal é aquela mensagem que circula no
nosso interior, enquanto a comunicação interpessoal é aquela que exercemos
junto a outro indivíduo.
c)
A comunicação interpessoal é aquela mensagem que circula no
nosso interior, enquanto a comunicação intrapessoal é aquela que exercemos
junto a outro indivíduo.
d)
A comunicação interpessoal é todo meio de comunicação expresso
com a utilização de elementos visuais, enquanto a intrapessoal é aquela emitida
através de sons.
Questão 4
de 09
São benefícios recebidos pela
Comunicação Interpessoal, exceto:
a)
Confusão.
b)
Autoconhecimento.
c)
Novas culturas.
d)
Quebra de paradigmas.
Questão 5
de 09
O
comportamento de um orador que, ao ser questionado a respeito de sua palestra,
responde: “Não tive tempo para fazer melhor, não entendo muito do assunto”, é
considerado uma atitude correta para seus ouvintes, pois mostra que o que te
prejudicou foi o conteúdo proposto para sua apresentação.
a)
A afirmativa é verdadeira.
b)
A afirmativa representa uma atitude sensata.
c)
A afirmativa é parcialmente verdadeira.
d)
A afirmativa é falsa.
Questão 6
de 09
Qual das alternativas
abaixo pode ser caracterizado por um perfil manipulador?
a)
É ser direto, honesto e respeitoso, permite às pessoas serem
mais construtivas na relação que desenvolvem com os outros.
b)
Consiste em dar a entender que satisfazemos os outros e as
necessidades deles, mas apenas o fazemos para satisfazer as nossas.
c)
Tem origem na autoestima baixa, na pouca importância que a
pessoa confere a si própria.
d)
Tem origem em pessoas principalmente descontroladas, que buscam
se impor pela ameaça, pelo medo, mostrando uma falsa impressão de segurança
inicial.
Questão 7
de 09
Se esquivar das perguntas
é a melhor maneira de se demonstrar confiança em uma apresentação de palco!
a)
A afirmativa representa uma atitude sensata.
b)
A afirmativa é verdadeira.
c)
A afirmativa é parcialmente verdadeira.
d)
A afirmativa é falsa.
Questão 8 de 09
"... A melhor forma
de fazer o público se animar com uma apresentação é ler os próprios slides
..."
a)
A afirmativa é verdadeira.
b)
A afirmativa é falsa.
c)
A afirmativa representa uma atitude sensata.
d)
A afirmativa é parcialmente verdadeira.
Questão 09 de 09
O perfil assertivo tem
como a principal característica a malandragem e falta de ética.
a)
A afirmativa é verdadeira.
b)
A afirmativa é falsa.
c)
A afirmativa representa uma atitude sensata.
d)
A afirmativa é parcialmente verdadeira.